sejam bem vidas a minha revista digital...
Estilo pessoal da inspiração a autenticidade
5 dicas para quem deseja descobrir sua identidade fashion e desenvolver um estilo pessoal todo seu.
ARTE DA MODA
Tayanne M
A jornada para descobrir seu estilo pessoal é muito interessante e um grande autoconhecimento. Encontrar seu estilo não se trata apenas de saber se vestir bem, mas sim sobre se expressar através das suas roupas, com sua história, gosto e com a sua evolução através do tempo. É uma expressão de você mesma. E se você deseja descobrir sua identidade fashion e desenvolver um estilo todo seu, estas dicas são para você.
Dica 1: Se conheça!
O primeiro passo para entender um pouco mais sobre seu estilo é saber mais sobre você mesma: quais peças do seu guarda-roupas, você mais usa ou gosta? Por que essas peças foram escolhidas? Observe as cores, estampas, corte, tecidos, caimento e o estilo que se repete. Nessa etapa, vocês devem observar qual dos estilos pré-definidos você mais usa.
Uma coisa que pode acontecer nessa etapa é você não conseguir identificar seu gosto ou seu estilo pré-definido em suas peças no armário. Isso porque, na teoria, ter um gosto ou estilo é uma coisa, mas na realidade é outra. O local, as condições financeiras, o trabalho e outros elementos do dia a dia podem interferir no seu estilo pessoal. Neste caso, não se preocupe, as próximas dicas já vão te ajudar.


Dica 2: Busque por inspiração!
Essa etapa é muito importante, principalmente se você não conseguir se identificar na etapa 1. Abra o Pinterest ou seu site de pesquisa de imagens favorito e procure peças e looks que você goste. Procure também pesquisar sobre os diferentes tipos de estilo que não sejam apenas o seu (vou deixar uma lista no final do artigo). Observe e faça uma lista ou moodboard com as coisas que você mais gosta, observando as características de cada estilo. Ter essa pesquisa pode te ajudar depois a entender como cada estilo funciona melhor para você ou com qual você se identifica. Mas não foque sua atenção nas tendências; se possível, evite-as. Tendência não é estilo, elas mudam rápido demais e focam no coletivo, e o que queremos é o pessoal.
Dica 3: Adaptação é tudo!
A terceira dica é: adapte suas roupas à sua personalidade e corpo. Uma das coisas mais importantes dentro das etapas 1 e 2 é o autoconhecimento, ou seja, é aprender mais sobre você mesma e enaltecer a sua personalidade dentro do seu estilo, respeitando suas medidas. Um bom exemplo disso foi o lançamento do filme da Barbie de 2023, quando milhares de pessoas foram caracterizadas de Barbie para os cinemas sem deixar suas personalidades de lado, mas todos dentro do tema, o que resultou em icônicos e diferentes tipos de personalização do estilo da boneca.
Dica 4: Cores não são só beleza.
Para a nossa quarta dica, temos as cores, e elas não representam só a beleza e a harmonia no look. Estar com a cor certa pode valorizar tudo em você e também pode te representar. Eu vou citar logo a Lupita Nyong’o como um excelente exemplo: ela entregou tudo no Met Gala de 2025.
Para conseguir identificar qual paleta de cor mais combina com você, recomendo que procure um teste de coloração pessoal ou uma consultoria de imagem completa. Entretanto, para conseguir fazer essas consultorias, é preciso ter uma profissional da área da moda, mas como nem todas nós temos como arcar com uma profissional do ramo, existem alguns meios que você pode usar para fazer essa consultoria de coloração pessoal sozinha ou pagando muito pouco, como, por exemplo, os aplicativos que cobram um valor mais acessível e os tutoriais pela internet que dão ótimas dicas.
Dica 5: Tenha um guarda roupas inteligente, mas não um branco, preto e bege.
O maior erro das pessoas quando querem montar um guarda-roupa inteligente é pensar que as peças precisam ser completamente em tons neutros para que elas se complementem, mas não precisa ser assim. Nós já conversamos sobre adaptar seu estilo à sua personalidade e às suas medidas, e é exatamente a mesma regra aqui: você vai unir seu estilo pessoal a peças que sejam atemporais, confortáveis e de boa qualidade para que elas sirvam por muito tempo. É claro que você deve ter peças básicas e neutras, isso pode te ajudar demais a fazer as composições, mas adicionar seu próprio toque e personalidade é essencial.








Dica bônus: Divirta-se!
Por último, mas não menos importante, divirta-se! O processo às vezes é longo (inclusive ainda tô no processo), mas é algo realmente interessante. Lembre-se: você está começando agora, tenha paciência, experimente, saia da sua zona de conforto e tente mais de uma vez. Não se preocupe, errar faz parte. Essas dicas são básicas e foram pensadas para quem está no início e quer saber um pouco mais sobre estilo pessoal para não sair comprando roupas nada a ver por aí. Espero que gostem e aproveitem bastante.
Estilos pré-definidos para pesquisar:
1- Clássico
2- Casual
3- Streetwear
4- Boêmio (boho)
5- Romântico
6- Grunge
7- Minimalista
8- Glamouroso (ou Glam)
9- Rocker ( ou rock ‘n’ roll)
10- Vintage/retrô
11- Esportivo
12- Gótico
13- Alternativo
14- Cottagecore
15- Y2K (anos 2000)
16- Academia (dark /lightacademia)
17- Cyberpunk
18- dramático
19- sensual (sexy)
20- college style
Se eu esqueci de algum estilo ou se você tem alguma sugestão é só mandar !!